página inicial
apresentação
histórico
anais
livros
normas
programação
organização
patrocínio e apoio
hospedagem em pelotas
contatos
    
 

Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, primeiro evento de abrangência internacional promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, cuja primeira edição ocorreu em 2009, chega, em 2015, a sua quarta edição como um evento consolidado nacional e internacionalmente.

Trata-se de um evento bianual cujo propósito central é aproximar pesquisadores influentes de diversos países, sobretudo do Brasil e da América do Sul, bem como de outros continentes. Nesse sentido, desde sua primeira edição o evento contou com a presença de pesquisadores de diversos estados do Brasil, assim como de países tais quais Uruguai, Argentina, Chile, EUA, Holanda, França, Bélgica etc. Em suas três primeiras edições o evento, cujo tema geral é Filosofia Moral e Política, tratou de temas específicos, “Virtudes, Direito e Democracia” (2009), “Ação, Justificação e legitimidade” (2011) e “Sobre Responsabilidade”.   Em todas as edições, houve a participação de convidados nacionais e internacionais cujas pesquisas estavam intimamente ligadas aos temas do evento.

Nesse ano o tema será “Normatividade e Racionalidade Prática”. Novamente, o evento contará com a participação de influentes pesquisadores cujos trabalhos e considerações aproximam teorias clássicas e recentes da Filosofia Moral e Política de problemas atuais, levando a uma reflexão e debate sobre eles. Nesse sentido, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores, o evento contará com conferências proferidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como com minicursos, mesas redondas e comunicações, atividades que promoverão a reflexão e a discussão especialmente sobre o tema da “Normatividade e Racionalidade Prática”, tratando-a de um ponto de vista teórico com vistas a uma discussão embasada em argumentos, na qual serão levantados problemas cruciais da Filosofia Moral e Política atual.