APRESENTAÇÃO

O II Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, ocorrido em Pelotas entre os dias 07 a 10 de novembro de 2011, no Auditório da Faculdade de Direito – UFPel, teve como tema central o problema moral da Ação, Justificação e Legitimidade. O evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFPel contou com a participação de pesquisadores de diferentes estados do Brasil e do exterior.

O objetivo primordial do evento foi proporcionar um espaço para a reflexão e o debate acerca da possibilidade e capacidade da ação humana de justificação da norma moral, bem como da legitimidade política no contexto contemporâneo. Buscando estabelecer relações entre as teorias da ação humana com o problema da justificação epistêmica da regra moral e com a questão da legitimidade política. Ao invés da habitual oposição, propiciou-se uma interpretação inclusivista ao debate em ética e filosofia política.

O evento reuniu um conjunto significativo de pesquisadores, nacionais e internacionais, na área, contando ainda com a participação de alunos de pós-graduação e graduação. Foi estruturado em torno de quatro conferências, três mesas temáticas e um mini-curso e comunicações. As conferências proporcionaram uma exposição mais detalhada sobre o tema. As mesas temáticas apresentaram diferentes ângulos em torno de um tema comum a ser debatido. As comunicações, por sua vez, foram marcadas pela riqueza da diversidade, sempre respeitando o tema geral do congresso. Por fim, o mini-curso versou sobre um autor e tema específico, a saber, A Filosofia Prática de Kant.


O presente CD reúne 65 textos referentes às comunicações que foram apresentadas nas doze mesas, reunidas durante o II Congresso de Filosofia Moral e Política. A ordem de apresentação dos textos respeitou a divisão e composição das diversas mesas, procurando estabelecer certa unidade temática, o que nem sempre foi possível devido ao elevado número de trabalhos apresentados, bem como à variedade de enfoques. Os demais textos referentes às conferências e mesas temáticas serão publicados posteriormente em forma de livro impresso.

À todos os participantes por suas contribuições, às instituições que possibilitaram a realização do congresso e a publicação de seus trabalhos, FAPERGS, CAPES, Reitoria da UFPel, Fundação Simon Bolivar e a Direção do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, nosso profundo agradecimento.


 
     
 
 
     
 
visite o site da CAPES
 
nativu design
visite o site do Mercosul visite o site da ufpel visite o site da Fundação Simon Bolivar visite o site do ppgfil visite o site do Mercosul visite o site da CAPES